sexta-feira, 9 de julho de 2010

Joaquim Aragão será pesquisador visitante na Faculdade Técnica de Berlin


O vice-diretor de Pesquisa do Ceftru/UnB, Joaquim José Guilherme de Aragão, embarca no final deste mês para a Alemanha, a convite da Universidade Técnica de Berlin, para ser pesquisador visitante. Durante um ano, Joaquim Aragão aprofundará as pesquisas que já vem desenvolvendo em torno da “Sustentabilidade Fiscal de Investimentos em Infraestruturas”, como pesquisador do Ceftru e professor-adjunto do PPGT (Programa de Pós-Graduação em Transportes), da UnB .
Joaquim Aragão será pesquisador visitante na Faculdade Técnica de Berlin

- Nosso trabalho na Alemanha visa aprofundar análises de sustentabilidade fiscal e novas modelagens da questão - afirmou Joaquim Aragão.

Em resumo, buscamos estabelecer uma pauta de pesquisa para o avanço científico no desenvolvimento da Engenharia Territorial, escreveu o pesquisador no Texto para Debates (TD) publicado na página do Ceftru, denominado Análise da sustentabilidade fiscal de investimentos em infraestruturas de transporte: construção de uma agenda de pesquisa.

A sustentabilidade fiscal dos investimentos públicos em infraestrutura requer, conforme o pesquisador, que o objeto do projeto investimento se desloque da infraestrutura para um programa territorial mais abrangente, que contenha não apenas as infraestruturas, mas também um conjunto de projetos industriais imediatamente agregadores de valor.

- Essa composição de investimentos é que asseguraria os recursos fiscais necessários para a obtenção da sustentabilidade fiscal dos dispêndios públicos provocados pelo programa - disse.

Enquanto objeto de engenharia, esclareceu o pesquisador o projeto de

Engenharia Territorial visa produzir, como resultado controlado, um crescimento.

econômico regional suficiente para que a contribuição do fisco possa ser compensada em um fluxo de caixa que contenha seus desembolsos e suas receitas fiscais decorrentes do crescimento diretamente imputado ao programa territorial.

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Dortmund, Alemanha, o professor Joaquim Aragão concluiu graduação e mestrado em Engenharia de Transportes pela PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, fez pesquisa de pós-doutorado na University College London (Grã-Bretanha) e na École Nationale des Ponts et Chaussées (Paris).

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores