quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pesquisadores do Ceftru apresentam revestimento que protege pavimentos de asfalto

O pesquisador do Ceftru, João Paulo Souza Silva, vinculado ao LER (Laboratório de Engenharia Rodoviária), apresentou no 20º Encontro do Asfalto, realizado no Rio de Janeiro, de 18 a 20 de Maio de 2010, o trabalho “Avaliação do efeito selante de agentes rejuvenescentes em misturas asfálticas”, durante o 20° Encontro de Asfalto, realizado no período de 18 a 20 de maio de 2010, no Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP.

Os resultados dos testes e avaliações estatísticas demonstraram claramente que a combinação água+gasolina apresentou o maior potencial agressor, seguido da gasolina e por fim o efeito isolado da água. Entretanto, os corpos-de-prova revestidos com RJSeal submetidos às ações de imersão em água, gasolina, e a combinação destes, apresentaram menor perda de resistência à tração ou módulo de resiliência do que as amostras correspondentes sem revestimento. Estas observações oferecem evidências conclusivas sobre a eficácia do rejuvenescedor como revestimento protetor contra as ações nocivas dos agentes agressores utilizados na pesquisa.

O trabalho assinado em conjunto com os pesquisadores Márcio M. Farias e Alejandra M.G. Jiménez, relata a pesquisa feita acerca da proteção de uma mistura asfáltica com rejuvenescedor à base de alcatrão que vem sendo empregado em vários países na recuperação de pavimentos aeroportuários. Esta mistura foi submetida a diferentes agressores químicos, onde foi possível observar a partir de ensaios mecânicos de resistência à tração e módulo de resiliência que existe uma melhoria significativa quando o pavimento é revestido com agente rejuvenescedor.

Em resumo, o envelhecimento do ligante em misturas asfálticas que ocorre devido ao efeito da temperatura, ar, luz solar, chuva e tempo, resulta em um aumento da consistência do asfalto e em maior rigidez da camada betuminosa. A utilização de produtos rejuvenescedores proporciona além da reposição das frações maltênicas do ligante envelhecido, a função de selagem da superfície asfáltica, impedindo que agentes agressores, como água e combustíveis penetrem no revestimento, o que diminuiria a resistência mecânica, acelerando o processo de degradação do pavimento. Foi realizada nesta pesquisa a proteção de uma mistura asfáltica com rejuvenescedor à base de alcatrão que vem sendo empregado em vários países na recuperação de pavimentos aeroportuários. Esta mistura foi submetida a diferentes agressores químicos, onde foi possível observar a partir de ensaios mecânicos de resistência à tração e módulo de resiliência que existe uma melhoria significativa quando o pavimento é revestido com agente rejuvenescedor.

O processo de envelhecimento do ligante asfáltico se inicia durante a produção da mistura em usina e continua em campo quando a camada de revestimento é sujeita ao efeito da temperatura, ar, luz solar, chuva, tempo e ao tráfego. Tais processos enrijecem o ligante asfáltico tornando-o frágil e quebradiço e acelerando os processos de trincamento e desagregação da massa asfáltica.

Bernucci, L., Motta, L., Ceratti, J., & Soares, J. Bernuccii afirmam que a utilização de produtos rejuvenescedores proporcionam a reposição das frações maltênicas do ligante envelhecido. Tais produtos ainda desempenham a função de selagem da superfície asfáltica, impedindo que agentes agressores, como água e combustíveis penetrem no revestimento, o que diminuiria a resistência mecânica, acelerando o processo de degradação do pavimento.

Dessa maneira, visando o conhecimento sobre o efeito selante de agentes rejuvenescedores, foi estudado nesta pesquisa a aplicação em laboratório do agente Rejuvaseal (RJSeal®) em mistura asfáltica submetida ao ataque químico de água, gasolina e a combinação dos mesmos.

Pesquisas futuras em pistas experimentais poderão avaliar o efeito do selante nas condições de aderência pneu-pavimento, além de seu desempenho mecânico quanto à recuperação das condições estruturais do revestimento asfáltico.

A íntegra do artigo pode ser lida aqui

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